quarta-feira, 27 de abril de 2011

CULTURA NA QUEBRADA! SARAU!

 

ABRIL CARTAZ SARAU


O Sarau dos Mesquiteiros é o primeiro - e único - sarau que acontece regularmente dentro de uma escola pública na periferia de São Paulo. Realizado periodicamente todo último sábado de cada mês, há quase um ano foi aberto a comunidade do Jd. Verônia (Ermelino Matarazzzo - Zona Leste) e é uma extensão do projeto Literatura (é) Possível, coordenado pelo educador e escritor Rodrigo Ciríaco e que há cinco anos é desenvolvido na Escola Estadual Jornalista Francisco Mesquita.
Dentre as atividades organizadas pelo projeto além do Sarau, estão os Encontros Literários, Oficinas Lítero-Teatrais, apresentação de esquetes e espetáculos elaboradas a partir de adaptações de contos e poemas de autores periféricos, além de palestras, exposições e a produção de fanzines.
Os Mesquiteiros é o nome do coletivo responsável pelo desenvolvimento de todas estas atividades. Formado por jovens e adolescentes residentes no bairro, demonstra na prática, nas palavras e na teoria a articulação política e ativismo cultural existente na quebrada, que vai além da simples contestação e do reclamar, mas apresenta ações concretas de transformação, mostrando que nós somos possíveis.


Re-existência. Política, cultural e social. Hoje e sempre!

(Rodrigo Ciríaco)

Postar um comentário